sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Para chegar onde sonhamos é preciso haver mudanças...

No ano de 1990, meus pais optaram por vim morara aqui em Jequié, dentre os motivos estava o desejo em nos manter estudando, já que onde morávamos os alunos do ensino fundamental I precisava viajar duas horas para estudar. Quando aqui chegamos fui matriculada na Escola Municipal Professora Adelaide Rodrigues Lima. Confesso que a empolgação foi grande ao saber que viria morara aqui, criei muitas expectativas com relação a escola, aos colegas aos professores. O primeiro dia foi assustador, pois estava acostumada com uma escola pequena e pacata e aos meus olhos aquela esse novo espaço era enorme tinha muita pois tinha muitos alunos e funcionários, os estudantes saiam atropelando uns aos outros no corredor, sem pedir licença ou até mesmo desculpas quando acontecia algum incidente. Ao entrar na sala me deparei com uma sala um tanto poluída visualmente, com desenhos e palavras escritas nas paredes, tudo muito diferente do que tinha deixado para trás. Talvez o maior choque que levei foi ver como os alunos se relacionam ente si e também com a professora, e não demorou muito par eu ser vitima do bullying praticado por alguns colegas de sala ao descobrirem que eu tinha vindo da zona rural.  Senti-me péssima, desanimada e descriminada ao ponto de afetar o desejo de ir a escola, e o por é que comecei  incorporar as ofensas e cheguei a considera-me menos inteligente que meus colegas, as vezes acreditava tanto no que eles me diziam que acabei incorporado uma visão determinista em relação a vida. Por ser muito observadora as circunstancias foram mudando, quando percebi que muitos dos meus colegas de sala não sabiam ler nem escrever e usei isso a meu favor, intensificava os estudava em casa para mostrar mesmo que eu sabia igual ou mais que eles, é assim desmistifiquei, sobretudo para mim mesma o fato de ser oriunda da zona rural não me fazia menos importante ou inteligente que os demais colegas. Ganhei muitos amigos, mas, também muitas inimizades, que ao longo do ano foram sendo modificadas no decorrer do tempo.

Um comentário:

  1. Luciene,

    Esse é o meu segundo blog onde a narrativa coloca a questão do bulling...que pena essas práticas na escola. Mais vc foi muito criativa com a contrapartida em relação a leitura.

    Beijocas,

    Socorro Cabral

    ResponderExcluir